Blog

Acciona conclui obra do Terminal T2 no Porto de Açu

5 de março de 2018

A Acciona – grupo global de origem espanhola e líder em desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável -, anuncia a conclusão das obras do Terminal Portuário T2, no Porto do Açu, em São João da Barra – RJ. Realizado para o cliente Prumo Logística, o projeto gerou mais de 3.400 empregos diretos, com 90% de mão de obra local.

O terminal, que demandou 21 mil toneladas de aço beneficiado e 350 mil metros cúbicos de concreto, foi construído utilizando a tecnologia do Kugira, um dos maiores diques flutuantes do mundo e de propriedade da Acciona, que chegou ao Brasil pela primeira vez em 2011 exclusivamente para este projeto. Com isso, o terminal é o primeiro no Brasil a ser erguido com blocos pré-moldados de concreto. No total, foram 2.800 metros de diques de proteção construídos com a tecnologia de caixões de concreto executados no Kugira. No total foram utilizados 42 blocos flutuantes.

A utilização desta tecnologia na construção do quebra-mar possibilitou uma redução de 8,5 milhões de toneladas de pedras no enrocamento. Além disso, este método possibilitou que não fossem emitidas 100 toneladas de CO2.

“A Acciona comemora a conclusão e entrega desta obra de imensa importância. Foi um desafio técnico muito grande, que conseguimos realizar com muita qualidade e profissionalismo. A tecnologia do Kugira e o engajamento da equipe nos permitiu desenvolver um excelente trabalho”, afirma Flávio Luis Saraiva, diretor de construção da Acciona no Brasil.

Tags: , ,

Cadastre-se em nossa newsletter