Blog

Codesp recebe certificação de governança do Governo Federal

14 de novembro de 2017

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) recebeu no dia 10/11, em Brasília, certificação nível 3, no primeiro ciclo de avaliação do indicador de Governança do IG-SEST do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O levantamento é feito pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para avaliar a implementação da Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais.

De acordo com o ministro Dyogo Oliveira, a certificação é um “selo de qualidade das estatais”, que realizou a aferição em 48 empresas ligadas ao Governo Federal. O índice levou em conta três segmentos: gestão, controle e auditoria das estatais; ações de transparência; e funcionamento dos órgãos de governança (diretoria e conselhos).

Embora o prazo legal previsto na lei das estatais seja 30 de junho de 2018, a Codesp já está atuando para cumprir os requisitos exigidos pela nova legislação. Neste primeiro levantamento, a SEST dividiu as empresas avaliadas em quadro níveis de governança, de acordo com a implementação das exigências da nova Lei de Responsabilidade das Estatais.

Tags:

Cadastre-se em nossa newsletter