Blog

Dez dicas para economizar e ter melhor controle de frota

1 de setembro de 2016

Muitos empresários do ramo de transporte e logística, talvez a maioria, buscam uma alternativa para otimizar o controle de frota e diminuir os gastos com combustível, manutenção, pneu, etc. O que eles muitas vezes não sabem é que pequenas ações e investimentos podem fazer toda a diferença no dia a dia da empresa.

A finalidade deste conteúdo é oferecer algumas dicas que podem ser seguidas pelas transportadoras e profissionais, além de oferecer uma solução para a gestão de frotas.

1 – Para evitar congestionamentos ou trajetos mais longos que o necessário, planeje a viagem e considere as variantes, como picos de trânsito, clima (chuva, garoa), condições do veículo, etc.

2 – Não sobrecarregue o veículo com mercadorias que excedam o peso indicado.

3 – Para evitar desgaste anormal do pneu, evite manobras arriscadas, patinagens, freadas, arrancadas bruscas, buracos ou obstáculos, e longas paradas em produtos poluentes.

4 – Abasteça em postos de confiança e evite derramamentos do combustível. Mais uma dica: abasteça sempre à noite, antes de dormir, evitando acúmulo de água no interior dos tanques.

5 – Calibre semanalmente os pneus do veículo, uma vez que eles influenciam 30% no desempenho do caminhão. Baixa pressão pode aumentar o consumo de combustível, diminuir vida útil do pneu e sobrecarregar o sistema de direção.

6 – Não ande na “banguela” (ponto-morto), o veículo fica na marcha lenta e gasta mais combustível, além de danificar a caixa de transmissão por falta de lubrificação.

7 – Além de respeitar os limites de velocidade e dirigir dentro da faixa verde do conta-giros, mantenha a distância de segurança para evitar desacelerações ou freadas desnecessárias.

8 – Explore ao máximo a faixa de torque do motor e mantenha o giro constante. Isso evita mudanças frequentes de marchas e acelerações desnecessárias.

9 – Alinhar os pneus preserva a estrutura do pneu, diminui a resistência à rodagem e aumenta a vida útil de componentes da suspensão.

10 – Balancear o carro favorece no desgaste homogêneo na banda de rodagem, aumentando a vida útil dos pneus, rolamentos e demais itens da suspensão.

Esse texto foi elaborado pela equipe da Sialog, que desenvolveu o software Sialog Frota para gerenciar desde gastos com pneus e combustíveis até peças de reposição, multas, almoxarifado e EPIs. Além disso, indica marcas, tipos e modelos adequados de peças para cada veículo, equipamentos para atender necessidades de acordo com o histórico de manutenção, consumos e gastos, entre outros.

Tags: , , ,

Cadastre-se em nossa newsletter