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DHL e Huawei aceleram a logística de entrada para fabricação com solução de Internet das coisas

25 de setembro de 2017

A DHL Supply Chain, juntamente com a Huawei Technologies, lançou um aplicativo de banda estreita da internet das coisas (Narrowband Internet of Things – NB-IoT) em uma unidade automotiva em Liuzhou, na China. Aproveitando a infraestrutura existente e um volume limitado de investimentos, a solução de IoT implementada foi desenvolvida para facilitar e simplificar o gerenciamento da área destinada à logística de entrada de produtos e insumos para fabricação (inbound-to-manufacturing), levando a melhorias significativas no tempo de processamento de entrada da unidade. O teste de conceito será executado até o final de setembro, com 100 motoristas da DHL, em uma seção com 30 docas.

“Combinando as tecnologias móveis de NB-IoT da Huawei e da China, conseguimos projetar e desenvolver essa solução única. Com suporte de uma série de interfaces e protocolos industriais e multimídia da IoT, a solução oferece conectividade, operações inteligentes e funções de gerenciamento de dispositivos. A exploração de novas tecnologias como a NB-IoT é uma das inúmeras maneiras pelas quais estamos avançando com a nossa jornada de digitalização na China”, explica Yin Zou, CEO da DHL Supply Chain na China.

A logística que envolve processos de entrada para fabricação pode enfrentar ineficiências que consomem tempo, especialmente em unidades que possuem alto volume de negócios de entregas de suprimentos. Essas entregas são essenciais para o processo de fabricação, e as principais unidades possuem um notável volume de negócios de caminhões. É possível que ocorram atrasos quando as remessas precisam ser manipuladas em uma doca diferente da unidade de fabricação, por exemplo: quando pneus chegam no início da linha de montagem, em vez de chegarem no final da mesma. É essencial que os caminhões sejam direcionados aos locais corretos, para que as docas sejam utilizadas de maneira eficiente e as remessas sejam descarregadas nos lugares certos.

A DHL e a Huawei estão integrando os chipsets NB-IoT para sua solução conjunta, que utiliza as bandas comuns de telecomunicações para celulares (tais como a LTE), permitindo uma implementação simples e com excelente relação custo x benefício. Os detectores dos veículos estão incorporados com esses chipsets, que não exigem qualquer tipo de investimento em infraestrutura. Além disso, os dados são transmitidos usando as estações de base públicas existentes, que foram atualizadas para oferecer suporte à NB-IoT. Dentro de cada terminal, a DHL Supply Chain agora é capaz de coletar automaticamente, de forma transparente, a disponibilidade das docas em tempo real, o que, por sua vez, fornece visibilidade ao distribuidor e aos motoristas. Quando um caminhão chega, seu motorista efetua check-in através de um aplicativ o em seu celular e recebe uma senha e o tempo de espera estimado. Então, o sistema de gerenciamento de área verifica automaticamente as docas quanto à sua disponibilidade, fornecendo atualizações de status em tempo real a cada motorista, que podem ser visualizadas através do aplicativo. Assim que uma doca é liberada, o motorista é notificado para proceder em conformidade.

Desta forma, os caminhões que chegam podem ser priorizados conforme as necessidades da unidade de fabricação, e as remessas são sempre descarregadas na doca mais apropriada possível. Está iniciativa está diminuindo pela metade o tempo médio de espera dos motoristas, que era de 40 minutos, e reduzindo significativamente os riscos de atrasos de fabricação, à medida que os materiais chegam no tempo certo e os recursos são otimizados adequadamente.

“Até 2025, a Internet das Coisas tem o potencial de gerar até 1,77 trilhões de euros em valor adicional para a indústria internacional de logística. Juntamente com a Huawei, queremos explorar esse universo desenvolvendo tecnologias IoT baseadas em celular, capazes de conectar-se a múltiplos dispositivos em longas distâncias. Nosso objetivo é viabilizar uma cadeia de valor de logística mais integrada através de uma maior conectividade, aprimorando a experiência do cliente”, acrescentou o Dr. Markus Voss, CIO e Diretor de Operações (COO) da DHL Supply Chain.

O teste de conceito da DHL continuará até o final de setembro, e deverá ser aprimorado com alguns recursos adicionais, como o reconhecimento automático de placas numéricas e a definição de perímetros digitais (geofencing). Essa iniciativa representa outro marco importante dentre uma série de projetos estratégicos de IoT da DHL, como o lançamento de cockpits de IoT em centros de armazenagem inteligentes em toda a Europa e pilotos na Ásia.

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