Blog

HANNOVER MESSE e CeMAT 2018 abordam, em abril, as tendências da Indústria 4.0

8 de fevereiro de 2018

A integração digital na indústria e nos setores de energia e logística está aumentando, quebrando as fronteiras tradicionais, aumentando a produtividade e fazendo emergir novos modelos de negócios.

As tendências relacionadas à Indústria 4.0 são o foco da HANNOVER MESSE, a principal feira comercial mundial de tecnologia industrial, e da CeMAT, feira líder de intralogística e supply chain management, que acontecem de 23 a 27 de abril de 2018, em Hanover, Alemanha.

Os eventos abrirão uma janela sobre o futuro no qual a produção digitalizada, os sistemas integrados de energia e as soluções logísticas inteligentes irão mudar radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e fazemos negócios.

“A integração entre tecnologia de automação, plataformas de TI e inteligência artificial levará o setor 4.0 para o próximo nível”, comenta o Dr. Jochen Köckler, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe, organizadora das feiras.

Indústria
Tendo como tema principal “Indústria integrada – Conecte & colabore”, a HANNOVER MESSE 2018 permitirá que os visitantes de todo o mundo experimentem as novas formas de negócios, trabalho e colaboração que estão se tornando possíveis globalmente. “Os principais fabricantes mundiais de tecnologia de automação, os provedores de robótica e as empresas globais de software e TI estarão todos no evento”, acrescenta Köckler.

Logística
O futuro do varejo online depende de processos de logística inovadores que possam lidar com cadeias de abastecimento cada vez mais complexas. O ambiente de logística necessário começa com armazéns automatizados, no qual todos os processos são gerenciados por software e onde os robôs trabalham o tempo todo, movendo-se de forma autônoma e entregando mercadorias no lugar certo, no momento certo e na quantidade certa.

Na CeMAT, os visitantes poderão experimentar a convergência entre produção e logística. “Em razão da rápida integração entre logística e processos de produção, oferecemos aos visitantes de todo o mundo uma visão geral sem precedentes das soluções atuais e emergentes para o futuro da logística”, expõe Köckler.

Energia
A digitalização também está transformando a indústria de energia. Tecnologias inovadoras estão tornando os sistemas de energia mais flexíveis, interligando de forma inteligente os diferentes setores e lançando novos participantes no mercado.

Este assunto será detalhado em profundidade na mostra de energia da HANNOVER MESSE. O programa irá avaliar várias soluções de eficiência energética que permitirão que as indústrias economizem recursos e contribuam para a proteção climática. Também apresentará as tecnologias e os passos necessários para a transição para sistemas de energia sustentável.

“Nossas redes elétricas não estão prontas para o uso generalizado de carros elétricos”, explica Köckler. O problema é que a mobilidade elétrica resultará em picos de carga muito maiores do que atualmente. Além disso, a eMobility não poderá cumprir sua promessa ecológica e de sustentabilidade, a menos que seja proveniente de fontes renováveis. As novas iniciativas incluem o fornecimento de cobertura abrangente de estações de carga, a atualização de redes de distribuição de energia e a construção de “super-rodovias” elétricas. “As soluções necessárias para criar redes elétricas que podem tornar a mobilidade elétrica viável serão todas exibidas na HANNOVER MESSE”, resume.

Mais informações http://www.cemat.de

Tags: , , ,

Cadastre-se em nossa newsletter