Blog

Kian projeta armazém para operação exclusiva de empilhadeiras articuladas

29 de março de 2017

O novo Centro de Distribuição da Kian Iluminação, importadora e distribuidora de produtos e acessórios para iluminação, foi projetado para operar exclusivamente com empilhadeiras articuladas CombiAM da marca Combilift. Inaugurado em 2016, o CD tem 10.000 m2, 15 metros de pé direito, 24 docas de expedição e opera 24 horas por dia.

Ao projetar o novo CD, a equipe de logística da Kian, comandada por Flávia Abud Vieira, tinha muito clara a necessidade de eliminar problemas que limitavam a operação logística: perda de materiais, estocagem ao ar livre, espaço reduzido de armazenagem comprometido por uma verticalização pouco otimizada (porta-paletes e blocagem) e equipamentos de movimentação que exigiam corredores de trabalho de 2,80 metros ou mais.

“Ao projetar este CD, fizemos um estudo detalhado tanto das estruturas de armazenagem ideais para estocar cargas paletizadas, bobinas e tubos, quanto dos equipamentos de movimentação que poderiam proporcionar eficiência e segurança sem exigir grandes espaços para operar dentro do armazém”, conta Flávia.

No novo CD, o blocado foi abandonado e foram adotadas estruturas porta-paletes, porta-bobinas e cantileveres. Os tubos que antes eram armazenados em pátio aberto sofrendo corrosão, quebra ou envergamento, agora são estocados em área específica dentro do novo CD, eliminando essas avarias, e o índice de quebra de lâmpadas foi reduzido a 0,002%.

A Kian tem em sua área de armazenagem 21.000 posições-paletes, contra menos de 10.000 posições da instalação anterior, o que permite armazenagem de até 500 contêineres de produto. O WMS implantado em 2013 e que apresentava pouca acuracidade devido à organização confusa do armazém anterior, agora é plenamente utilizado para o controle de estoques – o primeiro inventário possível feito pela Kian ocorreu no novo CD, em outubro de 2016, em apenas dois dias.

Os equipamentos de movimentação do CD da Kian – três empilhadeiras CombiAM da Combilift – foram adquiridos com a premissa de priorizar a área de armazenagem, operando no menor espaço possível em meio às estruturas de estocagem. Antes mesmo da construção do novo CD, as empilhadeiras articuladas CombiAM foram definidas por oferecerem a possibilidade de trabalho em corredores com 2 metros.

Além da vantagem de operar em corredores estreitos proporcionando ganhos como a alocação de mais estruturas em área útil do armazém com elevadas alturas, no caso da Kian 12 metros, as empilhadeiras articuladas CombiAM oferecem robustez, fácil manobrabilidade e operação com cargas de diferentes formas.

A cabine da CombiAM fica estática enquanto o conjunto da torre vira para a esquerda, para a direita ou faz o processo de elevação da carga e, para maior segurança, uma câmera monitora o palete quando ele é retirado ou colocado a elevadas alturas. É possível parametrizar a velocidade da máquina, o processo de frenagem ocorre quando o operador retira o pé do acelerador e quando está há um minuto sem se movimentar, a empilhadeira desliga automaticamente.

Outro aspecto técnico das empilhadeiras articuladas que contribuiu na escolha é que os garfos abrem e fecham na horizontal e estão integrados um deslocador e um posicionador de garfos, proporcionando rapidez e facilidade na pega de cargas de diferentes formatos, tais como bobinas, tubos em racks especiais e paletes.

“A carga paletizada fica em corredores de 2,05 metros de largura e as empilhadeiras a combustão operam no pátio. A maneira como o armazém foi planejado nos garantiu aumento de densidade na estocagem com um ganho de 25% de capacidade e de disponibilidade de atendimento no recebimento de carga, atualmente 12 contêineres por dia, contra dois na estrutura anterior”, finaliza Flávia.

Tags: , , ,

Cadastre-se em nossa newsletter