Pesquisa de Mercado

A pesquisa permite compreender o mercado ou a opinião pública, e descobrir quais os melhores caminhos e entraves do seu negócio. Representa a diferença entre a imobilidade e o crescimento.

No Instituto Logweb escutamos as suas necessidades, compreendemos os seus problemas e buscamos soluções. Analisamos processos, consultamos pessoas, identificamos as melhores ferramentas e metodologias para coletar informações e transformá-las em conhecimento.

Cada relatório, conclusão e gráfico é resultado da análise e consolidação de centenas ou milhares de opiniões. Por isso, trabalhamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais de Administração, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Estatística e Marketing.

Cada problema de pesquisa exige diferentes formas de coleta, metodologias e técnicas. Nós customizamos os projetos para adequá-los aos diversos problemas de pesquisa.

As formas de coleta

Face a face: nos domicílios ou em pontos de fluxo, utilizando questionários em papel ou equipamentos eletrônicos.

Web: programação de questionários para autopreenchimento, e registro das respostas na base de dados hospedada em nosso site.

Telefone: entrevistas por telefone, assistidas por computador.

Observação: por meio de discussões em grupo, entrevistas em profundidade e etnográficas.

Metodologias e Técnicas

Digital: monitoramento das mídias sociais. A tecnologia redefiniu o marketing, a comunicação, a atuação das empresas e a relação com consumidores e fornecedores. Tornou-se vital escutar o que as pessoas estão falando, criar diálogos e avaliar a imagem e presença das marcas na web.

Quantitativa: método estruturado que recorre a uma amostra representativa do universo (ou à totalidade do universo), sendo mais utilizado em situações que exigem mensuração e elevado grau de exatidão. Várias técnicas e análises estatísticas aplicadas aos resultados, permitem avaliar e estabelecer as relações entre variáveis.

Qualitativa: método interpretativo que não permite a mensuração, mas possibilita a compreensão aprofundada dos fenômenos em estudo, por meio de um levantamento detalhado das motivações, atitudes e crenças dos pesquisados.

Há várias técnicas qualitativas

Entrevistas em Profundidade: entrevista não estruturada e individual, aplicada a um participante por vez. A entrevista decorre em um ambiente tranquilo, permitindo que o entrevistado se sinta à vontade para falar livremente sobre os temas abordados.

Técnica Delphi: entrevista não estruturada com especialistas para analisar cenários complexos e de risco, como por exemplo os mercados empresariais e econômicos. Tem sido muito utilizada para prever, e antecipar, tendências futuras.

Observação Etnográfica: método de observação, com origem na Antropologia, em que o pesquisador se insere no ambiente que deseja estudar, recorrendo à observação participante e às entrevistas em profundidade.

Cliente Espião: método baseado nas técnicas etnográficas, em que o pesquisador simula ser um cliente, para avaliar a relação entre consumidor e prestador de serviços.

Discussões em Grupo: reuniões de oito a doze pessoas, previamente selecionadas em função do perfil a estudar. Um moderador propõe os temas para discussão, e promove um ambiente relaxado para que as conversam fluam sem entraves ou desconfianças.

Tipos de Pesquisa

Para expandir o seu negócio, ou superar uma situação de crise, é fundamental conhecer o mercado onde atua, os seus concorrentes e clientes/consumidores, e o potencial de crescimento da sua empresa. A pesquisa é o instrumento que pode ajudá-lo a tomar a decisão certa e a corrigir, ou desenhar, os rumos do seu negócio. Confira alguns tipos de pesquisa que o Instituto Logweb realiza:

Potencial de mercado: estima o tamanho do mercado; identifica a concorrência, e a participação de mercado (grau de compartilhamento do seu negócio com os concorrentes).

Viabilidade de Negócio: testa a compreensão e aceitação de conceitos de novos serviços ou produtos; identifica os principais fatores para viabilizar o negócio, e qual a dimensão do mercado potencial.

Concorrência: identifica a concorrência direta ou indireta (produtos/serviços substitutos), e quais os produtos e serviços preferidos e rejeitados; avalia as suas oportunidades, os diferenciais, pontos fortes e fracos dos seus competidores (análise SWOT).

Posicionamento: avalia como são percebidas as estratégias da empresa ou marca (também em relação à concorrência), se os rumos devem ser corrigidos e quais as melhores opções para fazê-lo.

Segmentação: estabelece uma tipologia dos seus consumidores/clientes, revelando as principais características, perfil e tamanho de cada um dos segmentos obtidos. Esta informação permite definir estratégias e ajustar produtos, serviços ou canais de distribuição.

Perfil do Consumidor/Cliente: identifica as características e hábitos dos seus consumidores/ clientes, comparando com a concorrência.

Propaganda/ Anúncios: caminhos para desenvolver campanhas publicitárias; avaliação de conceitos e pré-teste de propagandas; recall (lembrança) e avaliação de campanhas publicitárias.

Imagem/Avaliação da Marca: imagem, lembrança e características da marca, significados e conceitos associados; peso da marca na satisfação dos clientes e nas decisões de compra dos produtos ou aquisição de serviços.

Satisfação: caraterísticas positivas e negativas, e grau de satisfação com os produtos ou serviços, comparando com a concorrência; fatores de fidelização da marca; caminhos para criar estratégias de fidelização.

Clima Organizacional: avaliação da satisfação no trabalho, comunicação interna e clima.

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