Blog

Porto de São Sebastião é o 1º no ranking da Antaq

4 de outubro de 2016

porto-são-sebastião

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) elegeu, pelo segundo ano consecutivo, o Porto de São Sebastião à primeira colocação do Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA), com 99,37 pontos. O ranking de gestão ambiental avaliou outros 29 portos de todo o Brasil. Em 2015, o Porto, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, também obteve a primeira posição, com 95,73 pontos.

A cerimônia de entrega do Prêmio Antaq 2016 – Categoria Desempenho Ambiental aconteceu no dia 29 de setembro, em Brasília, após seminário de Sustentabilidade Ambiental nos Transportes Aquaviários apresentado pela Agência. Durante o evento, o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, recebeu a premiação consolidando o Porto como referência em gestão ambiental no setor portuário brasileiro.

A primeira colocação consecutiva em um importante índice representa que “é possível compatibilizar a atividade portuária em áreas sensíveis de proteção ambiental, juntamente com o turismo”, afirmou o diretor. Para Casemiro Tércio, “isto é o resultado de uma gestão feita com dedicação e foco na mudança de cultura da comunidade portuária. A ampliação do Porto se dará em bases sustentáveis”.

O Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) é uma importante ferramenta para a compreensão e comparação da dinâmica da gestão ambiental portuária. Um de seus objetivos é medir o grau de atendimento dos portos brasileiros às conformidades ambientais. A metodologia utilizada pela Antaq no IDA considera 38 indicadores baseados na literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Os indicadores são classificados em quatro categorias, que avaliam a capacidade econômico-operacional, sociocultural, físico-química e biológico-ecológica.

Tags: ,

Cadastre-se em nossa newsletter