Blog

Porto Itapoá, SC, amplia serviços para a Europa

17 de novembro de 2017

O Porto Itapoá, no Norte de Santa Catarina, inaugurou a nova configuração de seus serviços para a Europa, que agora tem a participação de três armadores. A Maersk Line juntou-se à Hamburg Sud e à CMA-CGM, garantindo maior amplitude e disponibilidade nessas rotas, com menor tempo de rotação dos navios entre as escalas, o que representa um grande diferencial para as empresas que movimentam suas cargas pelo Porto Itapoá.

A estreia dos serviços Europa dentro da nova configuração ocorreu no último dia 29/10 com a atracação do navio CMA CGM Magdalena. A embarcação faz parte da serviço Mesa/Sirius/Bossa Nova (Mediterrâneo e Sul da Europa). Já no dia 5/11, o navio CAP San Lorenzo, da Hamburg Sud, deu início ao serviço Saec1/Safran/Samba (Norte da Europa).

As cargas movimentadas com a Europa, tanto as de exportação quanto as de importação, representam hoje 30% do volume de movimentação do Porto Itapoá. Consolidar e ampliar esses serviços é parte da estratégia de crescimento do terminal. Dentro de poucos meses, com o fim da primeira fase de suas obras de expansão, Itapoá deverá ampliar a sua capacidade de movimentação em até 70%.

A Europa sempre foi um dos principais destinos e origem das cargas de exportação e importação do Brasil. No ano de 2016, o continente foi o destino de R$ 21 bilhões em exportações brasileiras e a origem de R$ 17 bilhões em importações, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). O continente consolida-se como o terceiro maior parceiro comercial do Brasil – em volume de negócios –, atrás de China e EUA.

A principal razão que leva armadores a consolidarem suas rotas para a Europa via Porto Itapoá é o porte dos navios que operam esses serviços. As embarcações têm entre 8 mil e 11 mil TEUs (medida padrão para contêineres de 20 pés). Poucos terminais no Brasil têm condições de operar navios com essa capacidade, em seu volume máximo de carga.

A outra razão é a localização estratégica de Itapoá, servido por eficiente conexão rodoviária e próximo a grandes centros produtores e consumidores, como Londrina e a Região Metropolitana de Curitiba.

A escala em Itapoá terá um dos menores tempos de rotação (transit time) entre Brasil e Europa. No serviço Mesa (Mediterrâneo), a importação será de 22 dias e a exportação, de 28 dias. No Saec1 (Norte da Europa), a importação apresenta um transit time de 33 dias, enquanto a exportação é de 33 dias.

Tags:

Cadastre-se em nossa newsletter