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Cresce o uso de VANTs no combate ao roubo de cargas

7 de junho de 2017

vants

Considerado o oitavo país mais perigoso para se transportar carga, segundo dados do comitê do setor de cargas no Reino Unido (Joint Cargo Committee), o Brasil teve em 2016 prejuízos que ultrapassaram mais de R$ 1,4 bilhão. Para que índices como esses sejam combatidos, o uso da tecnologia é fundamental e os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) começam a ser utilizados em todo o mundo como a mais nova arma no combate a esse tipo de crime.

A Espanha já se antecipa, autorizando uma empresa de transporte de valores a utilizar VANTs no monitoramento das remessas. Em Portugal, empresas do setor de transportes só aguardam a legislação que implementará o uso da tecnologia para que os dispositivos aéreos passem a operar dentro do setor de cargas.

No Brasil, a ANAC aprovou recentemente o regulamento especial para utilização de aeronaves não tripuladas. O objetivo é tornar viáveis as operações desses equipamentos, preservando-se a segurança das pessoas. A instituição das regras também contribuirá para promover o desenvolvimento sustentável e seguro para o setor.

Com a regulamentação em vigor, empresas do segmento de transportes de cargas começam a investir no uso de VANTs para acompanhar seus veículos, monitorando embarque, trajeto e desembarque da carga, 24 horas e em tempo real. E um dos recursos que podem ser aplicados nos VANTs é o de poder fazer o reconhecimento de paradas não programadas para identificar rotas fora do itinerário.

Equipados com diferentes sensores, que podem ser usados para capturar uma impressionante variedade de dados, VANTs como o 200FH, da empresa brasileira FT Sistemas, foi projetado para uso Dual, podendo ser utilizado para cumprir missões de Defesa, Segurança Pública, bem como variadas aplicações para o mercado civil, como no agronegócio e infraestrutura.

O 200FH foi desenvolvido para aplicações que demandam imageamento em tempo real. Seus sensores estabilizados eletro-ópticos e/ou IR são ideais para cobrir missões de segurança, defesa e inspeções detalhadas. As torretas giroestabilizadoras detectam, reconhecem, identificam e perseguem alvos de interesse. O helicóptero foi concebido para que seus dados geospaciais permitam mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros, possibilitando, assim, agir com antecipação no combate a qualquer violação ou irregularidade ligada às fronteiras ou centros urbanos.

“Os VANTs vieram pra ficar e seu uso na segurança pública ou na segurança de transportes de cargas e valores será um marco nos próximos anos”, afirma Nei Brasil, CEO da FT Sistemas. Segundo ele, o helicóptero pode, em situações de emergência, como uma tentativa de roubo da carga, monitorar e filmar toda a ação, possibilitando que a empresa acione suas equipes de segurança e a polícia no resgate.

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