Blog

GE Transportation e Rumo reforçam parceria com tecnologia para transição de trens manuais para automatizados

24 de outubro de 2017

A GE Transportation assinou um acordo com a Rumo, uma das maiores operadoras de logística ferroviária da América Latina, pelo qual a GE Transportation implementará o Trip Optimizer na frota da Rumo que circula pelas rotas Norte e Paulista, conectando Rondonópolis (MT) ao Porto de Santos (SP). A operação está programada para começar em 2018.

O Trip Optimizer é um sistema de software baseado no gerenciamento de energia que retém dados sobre a rota e a carga de um trem e, em seguida, conduz automaticamente a locomotiva da maneira mais eficiente, economizando combustível. A solução tem ajudado os clientes da GE Transportation a economizar mais de 145 milhões de galões de combustível desde seu desenvolvimento.

“Estamos orgulhosos dessa parceria com a Rumo para evoluir a eficiência das locomotivas no Brasil”, disse Danilo Miyasato, diretor comercial da GE Transportation para a América Latina. “A instalação do Trip Optimizer é o primeiro passo para a transição de trens manuais para trens completamente automatizados. O uso de softwares vai não só aumentar a produtividade, como também mudar radicalmente como lidamos com logística”, completa Miyasato.

A solução funciona por meio do GoLinc™, o computador de bordo da GE Transportation, que quando instalado transforma as locomotivas em um Data Center móvel, possibilitando, inclusive, a implementação de diversas outras soluções digitais da GE. Para que a ferramenta seja eficaz, ela é customizada para a realidade de cada trecho que os trens percorrem. Com isso, há muitos benefícios, incluindo operações otimizadas, melhoras na condução do trem e economia de combustível, uma das maiores despesas para ferrovias. Durante a viagem, o Trip Optimizer é interligado aos demais sistemas de bordo da locomotiva e considera as mudanças que possam ocorrer durante o trajeto, de modo que o trem possa chegar a tempo, com segurança e com uso mínimo de combustível possível.

Além da instalação do Trip Optimizer, a Rumo e a GE também estão estudando a implementação de outras soluções digitais que poderão ser customizadas para a realidade da empresa, alcançando benefícios como a redução de custos operacionais.

Tags: , ,

Cadastre-se em nossa newsletter