Blog

SETCESP lança Caderno Técnico de Restrições de Circulação na GRMSP e realiza premiação do IER 2017

29 de agosto de 2017

Evento FOTO

Na última quarta-feira (23), foi realizado, na sede do SETCESP, na Vila Maria, o 31º Fórum Paulista do Transporte – Mobilidade e Abastecimento Urbano, nessa edição o evento falou sobre Sustentabilidade, Restrições de Circulação e o Recebimento de Mercadorias nos estabelecimentos comerciais, assuntos que exigem total atenção do transportador que busca uma evolução constante em suas operações.

“Há anos estamos discutindo as questões da mobilidade urbana aqui no SETCESP para promover o desenvolvimento econômico na Grande Região Metropolitana de São Paulo e em todo o Brasil”, ressaltou o presidente do SETCESP, Tayguara Helou.

O primeiro painel do Fórum teve como tema “Mobilidade Urbana Sustentável: Soluções para produtividade na distribuição de cargas” e contou com a apresentação do PLVB – Programa Logística Verde Brasil por Márcio D’Agosto – Profº do COPPE da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do programa e de Ricardo Melchiori, diretor técnico da RGLOG, empresa membro do PLVB.

No segundo painel aconteceu o Lançamento do Caderno Técnico de Restrições de Circulação na Grande Região Metropolitana de São Paulo. Projeto realizado pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga em parceria com o SETCESP. O diretor executivo do órgão, Fernando Zingler, explica sobre a publicação que já está disponível para download em www.iptcsp.com.br/restricoes .

“O lançamento desse Caderno Técnico foi uma necessidade que sentimos para centralizar todas as informações referentes as restrições de circulação de veículos de carga e, também, entender os tamanhos que as prefeituras consideram para o VUC (Veículo Urbano de Carga). Nós conseguimos reunir todo esse material detalhando com informações visuais e de fácil leitura para assim traçarmos diagnósticos do que precisa ser alterado como a padronização do VUC e o horário das restrições em todas estas cidades”, comenta Fernando.

No terceiro e último painel do Fórum foi apresentado o resultado da Pesquisa do Índice de Eficiência no Recebimento 2017 e também a Premiação IER deste ano. O Diretor de Especialidade de Abastecimento e Distribuição do SETCESP, Marinaldo B. Reis, apresentou a metodologia da pesquisa e os resultados de 2017. “O IER foi pesquisado nesse ano em 401 estabelecimentos comerciais nos quais nós analisamos 21 questões sobre infraestrutura e procedimentos. Já o tempo médio de entrega foi fornecido pelas transportadoras associadas ao SETCESP para cada estabelecimento. O índice é composto por estes dois dados”, explica Marinaldo.

“O IER é uma ferramenta muito importante para o setor, porque faz com que o transportador conheça as práticas de recebimento dos estabelecimentos pesquisados e inclusive precifique corretamente o frete, ou seja, realize uma cobrança maior para os estabelecimentos com pior IER e uma cobrança menor para os que possuem um bom IER”, finaliza Marinaldo.

Ganhadores IER 2017
– A rede com melhor IER em 2017 foi a Conibase com 1h30 de Tempo Médio de Descarga.
– A rede que mais subiu no ranking, em relação a 2016, saltando 25 posições foi a Preçolandia.

Tags: ,

Cadastre-se em nossa newsletter