Blog

Última milha sustentável

20 de junho de 2017

Seja para uma empresa de telefonia, eletricidade ou logística, a última milha é sempre o trecho mais complexo e caro do percurso. É muito mais simples trazer um contêiner de produtos da China do que distribuí-los por uma metrópole como São Paulo.

O transporte intermodal, que há tempos conta com etapas marítimas, ferroviárias e rodoviárias, agora encontra um importante aliado nas grandes cidades: a bicicleta.

Rápidos e eficientes, cada vez mais, os ciclistas vêm distribuindo produtos para empresas de e-commerce. Congestionamentos e estacionamentos lotados, que são gargalos para veículos motorizados, não atrapalham os bike couriers que transportam especialmente roupas, livros, cosméticos, eletrônicos e alimentos, com eficiência e sustentabilidade.

Cada entrega, que deixa de ser feita por um motoboy ou caminhonete e passa a ser feita em uma bicicleta, evita a emissão de barulho e de diversos poluentes, principalmente o CO2, causador do chamado efeito estufa.

Um interessante efeito colateral da entrega sustentável é a surpresa de alguém quando vê que sua mercadoria chegou de bicicleta. O biker quase sempre é recebido com um sorriso de admiração!

Para ampliar a produtividade, pode-se utilizar furgões 100% elétricos, tanto para coletar grandes quantidades de produtos a serem distribuídos por ciclistas a partir de uma base, quanto para levar mercadorias para regiões mais distantes, que são entregues a bikers estrategicamente posicionados.

Planejamento logístico recompensado por eficiência, sustentabilidade e, claro, economia. Bicicletas reduzem os custos das empresas que utilizam esse modal. Se seu negócio é logística, pesquise o uso da bicicleta e se surpreenda. Pedale!

Leonardo Lorentz
Gestor da Carbono Zero Courier

Tags: , ,

Cadastre-se em nossa newsletter